terça-feira, 17 de agosto de 2010

FOLCLORE P/CRIANÇAS- RESGATE DE CANTIGAS DE RODA




CACHORRINHO ESTÁ LATINDO

Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal
Cala a boca cachorrinho, deixa o meu benzinho entrar
Creola-la, creola-la-la-la
Creola-la, não sou eu que caio lá

Meu potinho de melado, meu cestinho de cará
Quem quiser comer comigo, fecha a porta e venha cá
Creola-la, creola-la-la-la
Creola-la não sou eu que caio lá.

Atirei um cravo n’água, de pesado foi ao fundo
Os peixinhos responderam: ‘viva D. Pedro II’
Creola-la, creola-la-la-la
Não sou eu que caio lá


LOBO MAU

AH! AH! AH! AH!...
Quem tem medo do Lobo mau, lobo mau, lobo mau
Quem tem medo do Lobo mau, tra-la-la-la-la.

PIROLITO QUE BATE BATE

Pirolito que bate, bate
Pirolito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu
Pirolito que bate, bate
Pirolito que já bateu
A menina que eu amava
Coitadinha já morreu

O CRAVO E A ROSA

O cravo brigou co’a rosa
Debaixo de uma sacada
O cravo saiu ferido, a rosa despedaçada
O cravo ficou doente
A rosa foi visitar
O cravo teve um desmaio, a rosa pôs-se a chorar

FUI NO ITORORÓ

Eu fui no Itororó, beber água e não achei
Achei bela morena que no Itororó deixei
Aproveite minha gente, que uma noite não é nada
Se não dormir agora, dormirá de madrugada
Oh ! Mariazinha, Oh ! Mariazinha
Entrarás na roda, ficarás sozinha

Sozinha eu não fico, nem hei de ficar
Pois um de vocês há de ser meu par

(Final)
Tira, tira o seu pezinho
Põe aqui ao pé do meu
E depois não vá dizer
Que você se arrependeu, deu, deu.

ATIREI O PAU NO GATO

Atirei o pau no gato-to
Mas o gato-to, não morreu-reu-reu
Dona chica-ca ‘dmirou-se-se
Do berro, do berro que o gato deu, deu, deu (Miau)

NESTA RUA TEM UM BOSQUE

Nesta rua , nesta rua, tem um bosque
Que se chama, que se chama solidão
Dentro dele, dentro dele, mora um anjo
Que roubou, que roubou meu coração

Se eu roubei, se eu roubei seu coração
Tu roubaste, tu roubaste o meu também
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque, é porque te quero bem

Se esta rua, se esta rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes
Para o meu, para o meu amor passar.

CARNEIRINHO, CARNEIRÃO

Carneirinho, carneirão, neirão, neirão
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão
Diga à Deus, nosso Senhor, Senhor, Senhor
Para todos, se levantarem

Carneirinho, carneirão, neirão, neirão
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão
Diga à Deus, Nosso Senhor, Senhor, Senhor
Para todos, se ajoelharem


Carneirinho, carneirão, neirão, neirão
Olhai pro céu, olhai pro chão, pro chão, pro chão
Diga à Deus, Nosso Senhor, Senhor, Senhor
Para todos se sentarem.

(Final)
Carneirinho, carneirão mééééé......

CAI CAI BALÃO

Cai cai balão, cai cai balão
Na rua do sabão
Não cai não, não cai não, não cai não
Cai aqui na minha mão.


CHAPEUZINHO VERMELHO

Chapeuzinho:
Pela estrada afora eu vou bem sozinha
Levar esses doces para a vovozinha
A estrada é longa, o caminho é deserto
E o lobo mau está aqui por perto

Lobo:
Hoje estou contente, vai haver festança
Quero um bom petisco, para encher a minha pança.


PEIXE VIVO

Como pode um peixe, viver fora d’água fria
Como poderei viver, como poderei viver
Sem a tua, sem a tua companhia
Os pastores desta aldeia, já me fazem zombaria
Por me ver assim chorando, por me ver assim chorando
Sem a tua, sem a tua, sem a tua companhia


DORME NENÊ

Dorme nenê, que um anjo em sonho vem
Papai foi a roça, mamãe logo vem.

MARCHA SOLDADO

Um, dois, um, dois
Marcha soldado, cabeça de papel
Se não marchar direito, vai preso pro quartel
Quartel pegou fogo, bombeiro deu sinal
Acode, acode, acode a Bandeira Nacional
Marcha soldado, cabeça de papel
Se não marchar direito, vai preso pro quartel

Um, dois - Feijão com arroz
Três, quatro – Feijão no prato
Cinco, seis – Feijão inglês
Sete, oito – comer biscoito
Nove, dez – comer pastéis
Um, dois, um, dois...

CIRANDA, CIRANDINHA

Ciranda, cirandinha vamos todos cirandar
Vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me destes, era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas, era pouco e se acabou
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar
Vamos ver D. Maria, que já está pra se casar
Por isso D. Maria, entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá se embora
Ciranda, cirandinha vamos todos cirandar
Vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar

(Final)
Por isso D. Maria, entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá se embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário