quinta-feira, 19 de maio de 2011

O FREVO na discografia brasileira...

Contrariando pesquisas anteriores,podemos afirmar que o frevo,na história da discografia brasileira aparece pela primeira vez como ritmo, exaramente na musica VAMO SE ACABÁ do maestro Nelson Ferreira em disco Parlophon 13.259 de janeiro de 1931 na voz de Augusto Calheiros.Como referencia verbal a palavra frevo surge na letra da musica SÁ ZEFERINA TÁ DE VORTA de valdemar de Oliveira,disco victor 50160 de 18 de janeiro de 1930 na voz de Mário Pessoa.
No Carnaval/ buscando alguém/

De vorta está/ Sá Zeferina meu bem

O passo faz/ como ninguém/

E sempre é /Sá Zeferina meu bem/

Vem cá/ dançar/ que o Frevo/ já começou

E o meu/amor/ ainda/ não se acabou.

Agüenta o passo/e trata bem/do carnaval/Sá Zeferina meu bem

A sua graça/ninguém tem/e podes crer/Sá Zeferina meu bem

Vem cá/dançar /que o Frevo /já começou/ o meu/ amor/ainda não se acabou

No Carnaval/só graça tem/se nele está/Sá Zeferina meu bem/

E quando /se sabe /que ela vem/a gente diz / Sá Zeferina meu bem

(repete, vem cá dançar...etc)
Podemos considerar ainda que ,o frevo surge como titulo de musica tambem em 1931 na composição de Luperce Miranda e Osvaldo Santiago FREVO PERNAMBUCANO ,gravação da Orquestra Copacabana selo Odeon de janeiro de 1931 na voz de Francisco Alves .Conclusão :O Frevo surge primeiro como palavra e não como ritmo, nessa nossa história dicográfica...

Nenhum comentário:

Postar um comentário