segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O FREVO AO APAGAR DAS LUZES


MATÉRIA DE LUIZ GUIMARÃES
O FREVO AO APAGAR DAS LUZES

Publicado em Opinão do Diário de Pernambuco
14/11/2012 03:00


Mesmo ao apagar das luzes da gestão do prefeito João da Costa, o frevo continua sendo totalmente desprezado. Em quase todas as administrações que passaram pela Prefeitura do Recife o descaso se repete. Considerando que o edital para o Concurso de Música Carnavalesca deve ter a duração de 45 dias e já estarmos no final do ano, obviamente, não haverá tempo para esse trabalho e se vierem a fazê-lo será unicamente para cumprir a legislação, jamais pelo envolvimento com a cultura pernambucana como se pressupõe seja dever e obrigação.

Isso no mínimo é uma irresponsabilidade e deixa claro que desconhecem os nossos reais valores culturais e, como se esse fato não bastasse, os nossos artistas ficam esperando durante meses para receber os seus parcos e defasados cachês. Enquanto isso, os de fora retornam às suas origens com seus cheques visados no bolso. Que compromisso esses burocratas tem para com a nossa vasta cultura? Qual a razão de menosprezarem de forma tão cruel tudo que é nosso? Só há uma resposta: despreparo e desconhecimento da nossa cultura. Alega-se, segundo soube, não haver verba e a lei que prevê a realizacão do certame é descumprida por falta de planejamento e a missao na gestão pública.

Já me reportei a esse assunto em outras ocasiões e cheguei a sugerir que o edital fosse lançado no dia 12 de março, onde comemoramos o aniversário da Cidade do Recife. Essa data é relevante e tem um grande significado histórico, e ainda, por ser Recife a Capital do Frevo, nada mais justo e coerente. Contudo, a ideia ficou na gaveta deles. Perderam as chaves...

Esquecem eles que a cultura é a essência de um povo, onde suas raízes e tradições se traduzem na felicidade, orgulho e satisfação. Mas, para muitos reverenciar e enaltecer as coisas nossas é de pouca monta, ou seja, para eles, isso nada vale.

A revolta dos compositores e tantas outras pessoas para esse descaso não é pouca. Mas falta se unirem e exigirem o cumprimento da lei e também, qualidade no que se faz. Neste ano de 2012, segundo soube, o CD chegou na semana do carnaval, sendo essa prática uma triste rotina. Além de atrasarem os pagamentos dos profissionais envolvidos no certame, o produto final chega fora de época. Se isso não é uma vergonha será algo pior, porque ultrapassaram os limites do descaso.

Que o futuro prefeito tenha melhores propósitos neste particular e fique atento para não cometer erros da espécie, pois irei cobrar essa responsabilidade com a mesma veemência de agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário